Quem somos

Os teóricos que estão estudando os fenômenos da comunicação preocupam-se com os rumos da interação social. Da face a face à virtual, ela tem sido dificultada por razões tantas... Nunca se teve tantos canais à disposição, mas poucas oportunidades de debate, bate-papo, “oi eu tô aqui”. Talvez porque nos percamos no excesso de fios dessa teia, ou por questões pessoais, introspectivas. No entanto temos a função de abrir e facilitar esses caminhos. O objetivo é lançar fumaça para sinalizar onde estamos (em Guarapari/ES - um Estado em que as organizações pouco reconhecem a importância do profissional de relações públicas -, em uma instituição prestes a fechar o curso, em um lugar onde muitos aspirantes ao mercado de trabalho acham que RP não dá futuro, daí optarem pelas engenharias – yes, nós temos o pré-sal). Queremos dizer que estamos aqui, aceitamos amizades, trocamos figurinhas, literatura, teorias, experiências, fotos... Fazemos protestos, denúncias, convites... Existimos. Somos estudantes de Relações Públicas e estamos receptivos a qualquer interessado em comunicação e afins. Isto é, tornar comum nossos fazeres e fazer jus ao “icar”, sufixo para designar “ação freqüente".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comunicação Organizacional


A comunicação organizacional serve para harmonizar a comunicação interna, criando um clima motivador dentro de uma empresa, onde os indivíduos devem ser valorizados e respeitados. Os profissionais da comunicação são os mais indicados para a comunicação organizacional, pois eles são gabaritados para tal função dentro da organização criando estratégias e planos de comunicação para melhor atingir o público-alvo desejado.

É cada vez mais necessário que empresas de qualquer porte tenham a preocupação de ter um departamento de assessoria de comunicação integrada aos demais setores da organização. Jornalistas, publicitários, relações públicas, todos esses fazem parte de um bom grupo de comunicação organizacional. É bom lembrar que, se esses não estiverem em sintonia com o que deseja a organização, seus esforços serão em vão e muito dinheiro será desperdiçado.

Na comunicação organizacional, também se pode falar em comunicação administrativa, institucional, externa e interna, destaque deste artigo.


O QUE É COMUNICAÇÃO INTERNA?

Depois de ler várias definições do que é comunicação interna, optei pela seguinte definição:
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. (http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bahja.html)

A comunicação interna é uma importante ferramenta para as estratégias das organizações, empresas e instituições a fim de estabelecer um diálogo entre funcionários e diretores das mesmas, com o intuito de aproximar, comunicar e interagir todos colaboradores da organização, para que juntos possam comungar um mesmo propósito, filosofia e objetivo.

Quanto aos veículos que a comunicação organizacional pode utilizar para manter um diálogo com seu público interno (jornal empresarial, jornal mural, revista, cartaz, caixa de sugestões, intranet, cartas formais etc.), destaca-se que a linguagem usada deve estar de acordo com cada público dentro da empresa, para não gerir um desconforto ou desinteresse.

Para que esses veículos surtam efeito, eles devem fazer parte de um planejamento, fruto de um trabalho da equipe de comunicação da empresa, junto com a diretoria da organização.

Todo esforço para se ter uma imagem positiva da empresa é válido e quando funcionários e colaboradores se sentem parte da empresa, eles “vestem a camisa” e passam a ser os primeiros a contribuir para a formação da imagem positiva, pois divulgam-na para familiares, vizinhos e toda a comunidade a que pertence, algo muito importante para uma organização.


ONDE ESTÁ O RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA?

O Relações Públicas tem como uma de suas funções dentro da instituição, empresa ou organização ser o gestor da comunicação. Especificamente na CI, tem o dever de planejá-la de forma estratégica, com o objetivo de integração, união, esclarecimento a todos os colaboradores da organização sobre a política da empresa, sua filosofia, missão, visão etc.

Para que tenha um bom desempenho na sua função, o Relações Públicas conta com os vários veículos da comunicação que já foram citados e, o mais importante, com o suporte do corpo diretivo da empresa.


Robson Marques de Lima

Um comentário:

  1. Além dos veículos citados, as conversas de corredor, a rádio peão, o bate papo de cafezinho, creio que é ali que se percebe a verdade cultura e fluxo de comunicação da empresa. Descobri só hoje o blog e já feedei para acomapnhar sempre. ABRAÇOS, MATEUS

    ResponderExcluir