Quem somos

Os teóricos que estão estudando os fenômenos da comunicação preocupam-se com os rumos da interação social. Da face a face à virtual, ela tem sido dificultada por razões tantas... Nunca se teve tantos canais à disposição, mas poucas oportunidades de debate, bate-papo, “oi eu tô aqui”. Talvez porque nos percamos no excesso de fios dessa teia, ou por questões pessoais, introspectivas. No entanto temos a função de abrir e facilitar esses caminhos. O objetivo é lançar fumaça para sinalizar onde estamos (em Guarapari/ES - um Estado em que as organizações pouco reconhecem a importância do profissional de relações públicas -, em uma instituição prestes a fechar o curso, em um lugar onde muitos aspirantes ao mercado de trabalho acham que RP não dá futuro, daí optarem pelas engenharias – yes, nós temos o pré-sal). Queremos dizer que estamos aqui, aceitamos amizades, trocamos figurinhas, literatura, teorias, experiências, fotos... Fazemos protestos, denúncias, convites... Existimos. Somos estudantes de Relações Públicas e estamos receptivos a qualquer interessado em comunicação e afins. Isto é, tornar comum nossos fazeres e fazer jus ao “icar”, sufixo para designar “ação freqüente".

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O universo da comunicação empresarial




Roger Cahen é formado em Relações Públicas e trabalhou em cargos ligados a gerência de comunicação e marketing em grandes empresas públicas e privadas do Brasil. Atualmente presta serviços de consultoria em comunicação empresarial como profissional autonômo. Por isso pode-se apostar em suas contribuições no livro “Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing” (Best Seller, 2007).
Logo na introdução, percebe-se que a intenção do autor é realmente ser claro e objetivo, o que é confirmado no decorrer da leitura pela sua linguagem e humorística. Ao longo dos capítulos, Cahen não hesita em compartilhar com os leitores suas experiências de 20 anos de trabalho, algumas de sucesso, outras nem tanto; mostra seus pontos de vista abrindo um diálogo com o leitor.
Com total domínio do assunto, aproveita para desmistificar alguns conceitos que considera ultrapassados sobre comunicação empresarial, como o de que a comunicação é uma via de mão dupla; para Cahen o que existe é uma enorme teia de aranha, onde cada fio está conectado (ou não) ao universo da comunicação.
O autor faz uma abordagem detalhada sobre planejamento empresarial descrevendo suas etapas (planejar, implantar, controlar e replanejar) enumerando possíveis entraves na execução de cada uma. Destaca ainda os princípios permanentes da comunicação empresarial, mensagens preferenciais e públicos prioritários, definindo programas destinados a cada segmento.
Cahen dedica um capítulo exclusivo as características e qualidades de um comunicólogo, onde descreve de forma minunciosa e perfecsionista sobre este profissional, um super- homem. Para ele, o perfeito profissional de comunicação não existe, no entanto admite que tentar é sempre permitido. Faz também uma breve e sucinta abordagem sobre lei, ética, moral e alguns princípios fundamentais do Relações Públicas.
As informações contidas neste livro são de grande ajuda aos profissionais e alunos de comunicação. Através de uma linguagem direta e sua vasta esperiência, Cahen consegue transmitir credibilidade e dá segurança ao leitor , que pretende se especializar nessa ferramenta de markenting fundamental para garantir a boa imagem, que é considerada o maior patrimônio da empresa.


Naty Vetorazzi

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