Roger Cahen é formado em Relações Públicas e trabalhou em cargos ligados a gerência de comunicação e marketing em grandes empresas públicas e privadas do Brasil. Atualmente presta serviços de consultoria em comunicação empresarial como profissional autonômo. Por isso pode-se apostar em suas contribuições no livro “Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing” (Best Seller, 2007).
Logo na introdução, percebe-se que a intenção do autor é realmente ser claro e objetivo, o que é confirmado no decorrer da leitura pela sua linguagem e humorística. Ao longo dos capítulos, Cahen não hesita em compartilhar com os leitores suas experiências de 20 anos de trabalho, algumas de sucesso, outras nem tanto; mostra seus pontos de vista abrindo um diálogo com o leitor.
Com total domínio do assunto, aproveita para desmistificar alguns conceitos que considera ultrapassados sobre comunicação empresarial, como o de que a comunicação é uma via de mão dupla; para Cahen o que existe é uma enorme teia de aranha, onde cada fio está conectado (ou não) ao universo da comunicação.
O autor faz uma abordagem detalhada sobre planejamento empresarial descrevendo suas etapas (planejar, implantar, controlar e replanejar) enumerando possíveis entraves na execução de cada uma. Destaca ainda os princípios permanentes da comunicação empresarial, mensagens preferenciais e públicos prioritários, definindo programas destinados a cada segmento.
Cahen dedica um capítulo exclusivo as características e qualidades de um comunicólogo, onde descreve de forma minunciosa e perfecsionista sobre este profissional, um super- homem. Para ele, o perfeito profissional de comunicação não existe, no entanto admite que tentar é sempre permitido. Faz também uma breve e sucinta abordagem sobre lei, ética, moral e alguns princípios fundamentais do Relações Públicas.
As informações contidas neste livro são de grande ajuda aos profissionais e alunos de comunicação. Através de uma linguagem direta e sua vasta esperiência, Cahen consegue transmitir credibilidade e dá segurança ao leitor , que pretende se especializar nessa ferramenta de markenting fundamental para garantir a boa imagem, que é considerada o maior patrimônio da empresa.
Naty Vetorazzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário