Quando se pensa em ser relações públicas, é preciso ter visibilidade do leque de atividades que esta profissão oferece. O RP é um privilegiado por estar circulando entre tantos espaços e públicos, mas também precisa desenvolver habilidades para saber transitar nessas vias. Ele está nas organizações, nas comunidades, com as mídias.... , o que envolve personalismos, culturas, religiões, ideologias, causas.... Por onde ele caminha, a palavra da moda é: responsabilidade social.
Por diversas razões, as empresas estão envolvidas em ações de responsabilidade social, seja para certificação de “ISO’s”, para dedução de imposto de renda, e até mesmo por engajamento. Na maioria das vezes, quando não tem um projeto próprio, as organizações, por parceria ou patrocínio, encampam ideais de grupos organizados, em especial as ong’s.
Tentando entender um pouco como isso funciona, alunos de Relações Públicas da Faculdade Pitágoras, hoje no 8ºperíodo, em grupos, fizeram um breve estágio em ong’s do município e redondezas, prestando assessoria de comunicação externa e vivenciando o que é correr atrás de patrocínio, diga-se “receitas”, para a execução de ações. Ou seja, experimentaram o outro lado da responsabilidade social na prática, diga-se também, “passar o pires”, ou “o chapéu”.
Mas nem tudo foi tão cansativo. Um dos grupos terminou sua missão participando de uma caminhada curta, pelo litoral sul capixaba, de Piúma a Itaoca. Nem tudo nas relações públicas é terno e gravata.
Foi em outubro de 2008. Ong Caminhadas e Trilhas -Preserve.(www.caminhadasetrilhas.com.br)
Gilceia Lima
Gilceia Lima
Maravilha!
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